quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ENTREVISTA COM A GRADUADA JÔ DO GRUPO ARTE E MANHA


TRETIEIRO-Como é seu nome e como você conhecida no mundo da capoeira? R-Meu nome é Joelma Cristina Machado Will e sou conhecida como Graduada Jô. TRETIEIRO:Como conheceu a CAPOEIRA,e porque decidiu treinar? R-Conheci a Capoeira em 1994 na sede da Associação de Capoeira Caravelas Negra – Mestre Sinhozinho, que se situava em frente ao Mercado Municipal de Joinville. Na época havia conhecido meu esposo, Professor Morcego (Anderson), que já treinava capoeira e ele me convidou para assistir à roda que se realizava todas as sextas-feiras. Eu já era praticante de atividade física, porém quando entrei em contato com o universo da capoeira percebi que era diferente das outras atividades que eu conhecia. A música, o ritual, a movimentação, a história e a espiritualidade contidas naquele espaço não me deixaram dúvida nenhuma que aquele era o esporte que eu iria praticar.
TRETIEIRO:Qual a sua relação com a capoeira? R-É uma relação diária que envolve treinos, estudos, conversas, buscas individuais e coletivas, desenvolvimento espiritual e corporal. Além desses elementos citados, procuro prestigiar dentro do possível, eventos no qual o Grupo de Capoeira Arte & Manha é convidado. Também existe um empenho no sentido de trabalhar em prol da Capoeira ajudando na logística interna do Grupo.
TRETIEIRO:Qual a atividade que você desenvolve com a CAPOEIRA? R-Atualmente concentro minhas atividades como capoeirista nos treinamentos, estudos e viagens.
TRETIEIRO:Como sua famíliavê você como CAPOEIRISTA? R-Bom, repassei a pergunta à minha família, aresposta foi que sou uma capoeirista focada, dedicada aos treinos, empenhada na buscas novos conhecimentos através de leituras, vídeos etc...
TRETIEIRO:Como você vê a importância da MULHER na CAPOEIRA? R-Acredito que todos são importantes no universo da Capoeira, homens, mulheres, crianças etc... Não consigo fazer uma distinção entre o gênero masculino e feminino.Penso que esta divisão esta mais na cabeça das pessoas do que na Capoeira. A prática da Capoeira é universal, não é ela que classifica os praticantes, são as próprias pessoas que criam esses rótulos. Acho que o jogo da Capoeira favorece a todos, cada um com suas características. Seria por exemplo, com perguntar no caso de uma guerra quem é mais importante: os homens que vão lutar ou as mulheres que ficaram cuidando da casa, dos filhos e do trabalho? Obviamente que cada um exerce um papel diferente, porém com a mesma importância. Percebo que em algumas rodas, não é dado o mesmo espaço para as mulheres como é dado para os homens. Essa crítica pode servir para uma reflexão aos organizadores das rodas, para que também oportunizem a participação das mulheres.
TRETIEIRO:Para você o que é ser MESTRE de CAPOEIRA,como é sua relação com seu MESTRE e oque ele representa? R-O Mestre de Capoeira tem grandes responsabilidades para com a Capoeira, com seu Grupo e sua comunidade. Não é uma tarefa fácil conciliar tudo isso nos dias atuais e atender as expectativas de todos. Vejo o Mestre como uma pessoa que comete acertos e erros iguais a qualquer outra pessoa, ele precisa do apoio de seus discípulos para ser bem sucedido em seus objetivos no mundo da Capoeira. Hoje o Mestre Zico, formado pelo Mestre Sinhozinho representa fidelidade para com seu mestre, levando a diante o trabalho iniciado pelo Mestre Sinhozinho no inicio da década de 80 em Joinville. Mestre Zico é uma pessoa determinada, inteligente e possui uma dedicação invejável ao seu grupo e pela Capoeira em geral.
TRETIEIRO:Quais são os planos para o futuro? R-Continuar treinando, estudando, evoluindo como capoeirista e como pessoa. Em 2013, o projeto seria iniciar um trabalho, com foco em atrair novos alunos para difundir ainda mais a Capoeira em minha cidade e o Grupo de Capoeira Arte & Manha.
TRETIEIRO-O que vc acha dos campeonatos de capoeira? R-Como capoeirista não é o meu foco. Porém, a organização e realização de competições ajudam a divulgar a Capoeira, mantendo o estímulo e motivação dos alunos, estreitando os laços entre a capoeira e seus praticantes. Porém, como em qualquer outro esporte é preciso ter boa organização, pois eles acabam representando um universo muito abrangente do que é a Capoeira.
TRETIEIRO-Qual sua opinião da possibilidade da capoeira participar das olimpíadas? R-Seria ótimo ver a Capoeira nas Olimpíadas. Porém, a prática da Capoeira é muito diversificada, dificultando uma organização/padronização para ser aceita como esporte Olímpico. Chega ser um paradoxo a padronização da Capoeira, pois a magia está na diversidade e na liberdade de expressão que a Capoeira proporciona os seus praticantes. Para que isso aconteça será preciso um trabalho muito forte em todos os Estados brasileiros no sentido de discutir maneiras de viabilizar a introdução da Capoeira nos Jogos Olímpicos.
TRETIEIRO:graduada Joelma na visão da graduada Joelma? R-Hoje com 37 anos, mãe de três filhos, Professora de História da Rede Estadual de Santa Catarina, penso que, minha trajetória no mundo da Capoeira só está começando... Apesar de já treinar desde 1996, ainda tenho muita coisa para aprender, conhecer e contribuir. Encontrei na Capoeira uma prática perfeita, pois ela alia tudo o que eu adoro: treinamento físico, intelectual, espiritual e musical. Não posso deixar de falar sobre o diferencial,na minha opinião, que a Capoeira tem em relação a outros esportes por proporcionar aos seus praticantes um contato muito forte com a História afro-brasileira através das melodias contidas nas músicas e nos instrumentos da Capoeira.
TRETIEIRO:suas considerações finais... A Capoeira está presente de uma forma muito intensa na minha vida. Sinto-me uma pessoa privilegiada por ter tido a oportunidade de conhecer e poder praticar essa arte maravilhosa. Agradeço a todos do Grupo Arte & Manha por fazerem parte da minha vida e que todos nós possamos continuar divulgando e contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da Capoeira.
“`SÓ CONHECE DA ESTRADA QUEM CAMINHA...”M. Pastinha
EMAIL:joelmacriswill@gmail.com https://www.facebook.com/joelmacristinamachado.will

Um comentário:

  1. Parabéns graduada Jo muito boa a matéria é com pessoas assim que a nossa arte cultura esporte cresce...

    ResponderExcluir